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Existem muitas empresas de marketing digital em fortaleza, e o papel delas é contribuir para o crescimento de sua empresa no ambiente online. Porém, algumas pessoas ainda questionam essa necessidade, e perguntam se já é a hora certa em fazer investimentos em marketing digital.

Nós podemos afirmar que a hora certa é o quanto antes!

A presença da sua empresa no meio online é essencial para que os consumidores vejam a sua empresa e não esqueçam que ela estar ativa no mercado, pois 93% das pessoas buscam informações na internet.

As empresas de marketing digital estão sempre atualizadas com novas técnicas e ferramentas para oferecer o melhor ao mundo digital. Dentro desse universo, existem algumas empresas que têm especialistas, e eles tem funções diferentes das empresas tradicionais em marketing digital.

Qual a função das empresas especialistas em marketing digital?

As empresas especialistas em marketing digital estão em constantes mudanças, inovações e estudos do ambiente online. Esse universo necessita de novas técnicas para serem aplicadas para que possam gerar novos resultados positivos para os seus clientes.

Mas o que são especialistas em marketing digital e o que eles fazem?

O especialista ele tem que entender, estudar e pesquisar tudo sobre o serviço ou produto do seu cliente, e saber o seu objetivo para que possa traçar uma série de metas que devem ser cumpridas, quando isso acontece o objetivo do seu cliente é atingido, ou seja, o especialista ele tem que ter domínio no assunto para poder expor ao seu cliente o que realmente deverá ser feito.

As pessoas que não tem conhecimento do marketing digital, não necessitam de um entendimento geral, mas é obrigação de um especialista em marketing digital atualizar-se muito rápido para ter soluções para os problemas que eles atendem.

Mas além de dominar essas técnicas e ferramentas do marketing digital, um especialista precisa saber planejar.

O planejamento é essencial para a ascensão do seu negócio. É ele que vai nortear os caminhos que devem ser seguidos e dizer o que fazer durante essa trajetória, e o especialista em marketing digital sabe exatamente como planejar e como executar essa passo a passo do planejamento.

Consultor Tradicional de Marketing Digital X Especialista em Marketing Digital

Muitas pessoas não sabem a diferença em um consultor e um especialista, mas existe sim uma diferenciação entre eles.

O especialista como podemos perceber, ele tem esse dever de estudar mais afundo o marketing digital, de saber planejar e executar tudo aquilo que realmente deve ser feito, já o consultor, ele vende sua experiência e sua expertise, ou seja, ele vai te oferecer ideias para alcançar resultados, é responsável apenas por orientar, ele não executa tarefas. Com isso, o consultor ele geralmente atua com parcerias, pois como ele não trabalha com a parte operacional, terceiriza isso e fica responsável pela parte estratégica.

Mas assim como o especialista em marketing digital, o consultor também tem suas vantagens, como ele não trabalha no operacional, ele não se sobrecarrega e com isso, consegue absorver mais experiência e expertise. Quando você contrata um consultor de marketing digital, você está contratando juntamente com ele, uma carga grande de experiência de mercado e isso poderá resolver os problemas da sua empresa.

Por que investir em vendas online?

Conseguimos diferenciar os papeis de um especialista em marketing digital e de um consultor tradicional.

Mas agora vem a questão, por que investir em vendas online?

Todos nós sabemos o quão o mercado está saturado e difícil em tempos de crise. Muitas lojas físicas fecharam por não conseguir arcar com os gastos básicos e reposição de produtos devido a pouca rotatividade e problemas de infra-estrutura, problemas estes que nós conhecemos muito bem e que para manter uma loja física eles precisam existir.

Não é nenhuma novidade que a plataforma online vem ganhando cada vez mais visibilidade. Por isso, as pessoas estão entendendo e começando a investir nesse meio.

As vantagens de estar no meio virtual são inúmeras, baixo custo de produção, facilidade de manutenção, resultados mensuráveis, contato direto com os seus consumidores, disseminação de campanhas com mais facilidade, comodidade na hora da compra, pois as pessoas gostam da ideia de comprar sem sair de casa.

Hoje, a internet deixou de ser um veículo que se adapta aos outros, agora os outros veículos estão adaptando-se a ela, por exemplo, os sites de lojas virtuais que tem parcerias com as empresas de entrega, essas empresas estão cada vez mais se aperfeiçoando para atender as necessidades e as demandas desse meio.

As velocidades de entrega chegam a surpreender coisa que há um tempo não imaginávamos. Também podemos dizer que a facilidade de pagamento é um fator positivo, essas lojas virtuais oferecem uma facilidade de pagamento que chegam a parcelar sua compra em até 18 vezes, por isso os cartões de crédito ficaram mais valorizados do que o dinheiro em espécie e por este fator, o cartão de crédito passou a ser mais utilizado.

Processo de venda na Internet

Hoje em dia ficou muito mais fácil vender na internet, é notável que as pessoas busquem isso, essa facilidade de compra e essa comodidade de poder comprar qualquer coisa em qualquer loja e a qualquer hora.

É muito mais fácil vender online, nota-se isso a partir de um momento que você e sua empresa pode se aproximar do seu consumidor.

Como assim?

Com a presença da sua empresa na internet, você ganhará mais visibilidade e assim ficará mais fácil de ser conhecida.

Mas para isso, você deve seguir alguns passos. O primeiro deles é posicionar-se na internet.

Como você quer que as pessoas conheçam sua marca?

Para a sua empresa diferenciar-se no mercado, ela precisa desenvolver métodos que a diferencie das outras, por isso o seu posicionamento é de fundamental importância.

Fortalecer a imagem da marca e incorporar qualidades como um bom relacionamento, passando para os consumidores um conjunto de valores da empresa, fazendo com o que eles identifiquem-se com sua marca e criando uma credibilidade. Isso irá contribui positivamente para que a sua empresa possa competir com outras do mesmo gênero. Além de posicionar-se no mercado online, você também precisa fazer analises de concorrentes e estudo do seu publico alvo.

Analisando a Concorrência

É fundamental que você conheça os seus concorrentes e saiba qual o posicionamento de cada um deles. Essa análise da concorrência permite você identificar e avaliar os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças (análise swot) da sua empresa e da empresa concorrente.

Entendendo isso você conseguirá reproduzir com mais sucesso suas execuções e não cometerá as mesmas falhas da concorrência. Com isso, você conseguirá superar o seu concorrente de alguma forma, seja no preço, nas facilidades, comunicação, qualidade, atendimento, etc. Somente se diferencia no mercado a empresa que sabe exatamente o que o concorrente vende. Essa é a principal vantagem da análise da concorrência.

Análise do público alvo

Por último e não menos importante, deve ser estudado a fundo e analisado com muita precisão o seu público alvo, afinal, é ele quem vai consumir o seu produto ou serviço. Você sabe quem é o seu público alvo? Algumas perguntas devem ser respondidas para que você saiba como exatamente atingi-los, como por exemplo, qual o sexo do seu consumidor? É diferente quando vendemos coisas para homens ou mulheres, pode ser o mesmo produto, mas a comunicação, a forma de passar a mensagem não pode ser a mesma. São dois sexos opostos que entendem mensagens de uma forma diferente, por isso é interessante você definir qual sexo é o seu publico alvo. A idade, escolaridade, o que esse público gosta e os lugares que frequentam, tudo isso vai ser levado em consideração na hora de traçar estratégias de comunicação para atingi- -los. Você precisa compreender isso para conseguir perceber as necessidades e os seus desejos do seu consumidor, somente assim, quando você entender e estabelecer um relacionamento com o consumidor, conseguirá o seu objetivo de vender o seu produto.

Relacionamento X Engajamento

Mas outras coisas precisam ser feitas, não basta apenas está no meio online e não produzir nada de positivo, não interagir com os seus consumidores e não lhes oferecer informações de qualidade. Você precisa além de manter um bom relacionamento com o seu consumidor, engajar-se para que aqueles que não compraram o seu produto ou serviço comprem, e os que já compram, possam vir a comprar novamente.

Engana-se quem pensa que um consumidor engajado é aquele que curte e compartilha as informações do seu site ou das suas paginas nas redes sócias.

Curtir ou compartilhar não pode ser considerado engajamento efetivamente e sim, uma participação e interação do consumidor com a empresa. Isso é importante porque pode ajudar no relacionamento com o cliente, mas não pode ser considerado um engajamento. Podemos dizer que o engajamento é a conversão dessas ações em vendas.

Nós percebemos que muitas empresas hoje compram esse tipo de “engajamento”, curtidas nas fotos nas redes sociais, mas de que vale isso? Se ao final, nada disso converterá em vendas. Pode até dar certo para aumentar o seu volume, mas nós precisamos de conversões.

Compartilhamentos e curtidas não são características de um consumidor engajado. Identificar as necessidades do cliente e ter uma solução para elas é um grande passo para uma conversão de sucesso. Um bom trabalho de conversão tem início em uma estratégia que atraia as pessoas certas, e dê a elas um bom conteúdo.

É fácil fazer alguém clicar no botão curtir, difícil é fazer o consumidor defender a sua marca.

Quer saber como isso é feito? Sua empresa além de estar no ambiente online ela precisa seguir um fluxo certo para que todo o seu planejamento estratégico tenha êxito.

Redes Sociais como ferramenta de vendas

Com a popularização da internet, ficou muito mais fácil usar as redes sociais como ferramenta de vendas. Além de ser uma ferramenta a mais para divulgar a sua marca, produtos e serviços, é por ela que as empresas mantêm um relacionamento com os seus consumidores.

Hoje não basta divulgar o seu produto e vender, os consumidores estão cada vez mais exigentes. É preciso criar um convívio com eles, e você pode até usar isso ao seu favor, com feedbacks positivos e sabendo manter um diálogo, tentando achar a melhor solução para os problemas que eles apresentam.

A venda tem que ser fruto da interação da sua empresa com o seu consumidor, esse relacionamento funciona tanto para aumentar suas vendas, mas também garantir a fidelidade do cliente a marca e fazer com que ela ganhe credibilidade.

Processos de uma consultoria

Para a sua empresa se tornar um sucesso em vendas, alguns passos deverão ser seguidos.

Otimização com SEO: Como já falamos a otimização interna do seu site contará bastante para o crescimento de suas vendas. Algumas técnicas são usadas para que o Google perceba e eleve o seu site de posição, algumas delas são;

  • Palavra Chave: Usar palavras chaves para ser encontrado com mais facilidade é uma opção muito eficiente. Quando você aprende a trabalhar isso, é muito mais fácil as pessoas acharem o seu site nas buscas do Google, é com a palavra chave que você vai decidir o futuro da sua empresa em termos de visita ao seu site.
  • Fatores On Page: O título do site, e das páginas do site, é um dos principais fatores de decisão para posicionamento do site em relação às palavras-chave usadas em uma busca.

A otimização dos títulos é umas das técnicas mais importantes do SEO. Outro fator positivo é a produção de conteúdo de qualidade. Quando você produz textos que são de relevantes para o seu publico, isso faz com que eles criem mais credibilidade com sua marca.

Até mesmo a descrição da sua página conta como um ponto positivo, as imagens e os vídeos também.

Quando alguém procura algo ou alguma informação no Google, se o seu título for bem elaborado e você souber seguir as outras técnicas, com certeza o seu site aparecerá bem colocado. Você pode perceber que as palavras utilizadas na busca com certeza aparecem no título.

  • Link Building: São links que você faz dentro do seu site, por exemplo, uma página tem um link com outra página do seu mesmo site. Isso potencializa e o Google entende que o seu site tem mais essa qualificação, com isso, ele mantém você em posições boas nas páginas de buscas.
  • Backlinks: São os links que outros sites fazem com o seu, ou seja, quando outros sites usam o seu site como referência. Aos olhos do Google, quando isso acontece ele entende que o seu site em relevante para as pessoas e te coloca nas primeiras páginas de busca.Mas lembrem-se, essas referências tem que ser de sites que tenham o mesmo gênero do seu, caso contrário, o Google entende como manipulação.

O segundo passo depois de fazer a otimização do seu site, é a criação.

Campanhas de Aquisição

Primeiramente você deve conquistar o seu público alvo. O ideal seria você criar uma lista dos consumidores da sua marca, e se você tiver mais de um produto ou serviço, segmentar essa lista para que lá na frente possamos realizar campanhas especificas para cada tipo de público.

Depois de conseguir a lista de clientes, você os encaminhará para uma Landing Page, e lá você vai ofertar alguma coisa para o tipo especifico de público que você coletou.

Relacionamento e Engajamento

Depois de realizar essa “coleta” de clientes, você deverá manter um relacionamento com eles, por exemplo, mandar vídeos, dicas, notícias, algo do interesse do seu consumidor. Somente depois de você conseguir estabelecer esse relacionamento, que esse consumidor pode tornar-se engajado, como explicarmos mais a cima.

A intenção desse relacionamento e desse engajamento, é causar o funil de vendas, ou seja, com esse afunilamento de pessoas, você saberá realmente que é aquele público que compra efetivamente, daquele público que somente acompanha o seu site e suas redes sócias.

Campanha de monetização

Somente depois de garantir esses consumidores fiéis, é hora de implantar a campanha de monetização, ou seja, é hora de vender!

Fica muito mais fácil você vender para aqueles que realmente estão engajados e estão com a intenção de compra.

Campanha Recorrente

E por último é planejar novas estratégias para que possam ser realizadas novas campanhas de aquisição e de monetização.

Já pensou em conseguir executar tudo isso? É possível sim, e nós podemos te ajudar.

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