contrato-imóvel

Muitas pessoas possuem bastante conteúdo, são bastante técnicas, sabem todo o processo para alavancar resultados ou mesmo possui o produto ideal para o cliente, porém esbarram no momento crucial que é o fechamento do contrato.

Por que isso acontece? Como fechar mais contratos?

Estudos mostram que diversos aspectos influenciam na negociação e no momento do fechamento do contrato.

Nesse artigo, eu mostrarei a você quais são os principais erros que ocorrem em uma negociação e neste mesmo artigo você também vai aprender o que deve ser feito para que a possibilidade do fechamento do contrato seja muito maior, ou seja, táticas matadoras!

Abaixo listaremos os principais aspectos:

O que NÃO FAZER:

  1. Contato com a pessoa errada

Muitos profissionais ao entrar em contato com o estabelecimento ou pessoa, acabam vendendo o seu “peixe”, seu serviço, para o primeiro atendente que lhe dá atenção, em um momento de nervosismo na conquista do sonhado contrato.

Há também casos de não conseguirem falar com o responsável que possui o poder para assinar o contrato ou adquirir o produto/serviço ofertado.

  1. O cliente nunca ouviu falar de você ou de sua empresa

Esse com certeza é um dos pontos determinantes para um fechamento de contrato.

Neste caso, você gasta muito mais tempo e energia tentando persuadir o provável cliente demonstrando o quanto você ou sua empresa são capazes.

  1. Negociação baseada em PREÇO

Este é o modelo que chamamos de falência.

Claro que barganhar preço ou mesmo “chorar” faz parte de qualquer negociação, porém, se a negociação perdurar nessa etapa, provavelmente o contrato não será fechado ou é capaz de você fazer um mau negócio para tentar manter o cliente.

  1. Falta de Empatia

Não há negociação que tenha resultado positivo se o cliente não sentir confiança na hora do fechamento do contrato.

Em muitos casos, o simples fato da empatia é fator determinante para o fechamento de um ótimo contrato!

  1. Informação não é clara

Não seguir uma linha de raciocínio em uma apresentação de serviço, não informar de forma clara e objetiva tudo que está sendo ofertado não é um bom negócio.

Causa insegurança por parte do contratante, gera dúvidas e propicia do não fechamento do contrato.

O que DEVE SER FEITO:

  1. Causar o desejo do cliente em seu serviço ou produto

Causar admiração do cliente em seu serviço ou produto é de fato a melhor maneira para se fechar um contrato.

Sabemos que não é uma das tarefas mais fáceis de conquistar, por outro lado é a maneira mais eficiente.

A melhor maneira de causar impacto no seu cliente é mostrar como o seu serviço ou produto agrega e pode dar LUCRO de forma eficiente e rápida.

Não há cliente insatisfeito com qualidade e lucratividade em seu investimento.

  1. Possuir domínio do assunto e serviço prestado

Para fechar um ótimo contrato é necessário que você possua completo domínio sobre a ferramenta, produto ou serviço prestado.

Passar informações claras, dar dicas de uso e mostrar de forma eficiente como o seu produto ou serviço pode otimizar resultados para o cliente, ou seja, dar sempre mais do que o cliente espera é um ponto chave para uma boa negociação.

  1. Empatia é Necessário

Entrar em uma sala de reunião com sorriso no rosto, ser cordial, cumprimentar de forma firme, olhar nos olhos e prestar atenção em cada palavra dita pelo cliente nunca foi tão decisivo em uma negociação.

Você tem que entender que o cliente que está do outro lado da mesa também é um ser humano, possui dias bons e ruins, e na correria do dia nem sempre há uma pessoa para escutar seus anseios.

  1. Ser Especialista

Como já foi dita no tópico anterior sobre possuir domínio do assunto e serviço prestado, é necessário capacitação.

Estudar sobre o cliente, o mercado, seus concorrentes e seu público alvo é a tarefa de casa primordial para uma negociação favorável. Invista em seu conhecimento.

  1. Possuir um Posicionamento Online

A mais importante de todas.

Você possui um site? Possui um Blog? Publica informações de qualidade na internet?

Se todas essas perguntas que fizemos a você forem negativas, informamos que você está seguindo o fluxo da falência.

Posicionamento Online hoje é a porta de entrada para se promover e ser reconhecido por suas habilidades e o marketing digital é a maneira certa para você ter melhor aproveitamento.

Tenha sempre um especialista em Marketing Digital para auxiliá-lo com as melhores práticas e obter os melhores resultados, não esquecendo sempre do LUCRO!

Chegamos ao final deste artigo e gostaríamos de sua opinião sobre o assunto. Gostou? Teve dúvidas? Quer sugerir ou comentar?

Até o próximo artigo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>